Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 11 Nº 02 (2011)


LITERATURA E LEITURA – CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Elizete Dall´Comune Hunhoff


Resumo

Cotejamos neste texto apresentar uma reflexão sobre o texto literário em sala de aula e sua possível influência no processo de amadurecimento intelectual do leitor. Para tanto baseamo-nos na importância que se deva dar aos estudos e pesquisas do professor, devido ser este profissional a pessoa que está mais próxima do aluno, ser em formação, e, portanto, mesmo involuntariamente, atuar como o mediador nesse processo de formação de leitores. Por meio da leitura orientada o aluno aprende a discernir o cânone e o periférico que, num processo dialético, embatem-se e ampliam o conhecimento e o pensamento crítico. Vimos que a literatura infantojuvenil sem ter o intuito pedagógico acaba por ajudar o educando em sua formação devido a qualidade de leitura que oferece.


Palavras-chave: literatura infantojuvenil, leitura, linguagem, ensino.


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