Projeto Guatô e Teatro - PROEC

Considerações

Com esta breve apresentação notamos que o conceito de educação trabalhado pelo Projeto Guatô se constrói entremeio a um espaço para apresentação ou representação de problemas vivenciados em nossa região e que de certo modo afetam todo o sistema étnico-cultural brasileiro.

Nesta perspectiva, o encaminhamento pedagógico-artístico dos projetos têm como premissa básica a integração dos alunos envolvidos e o direito a fruição artística que deve ser respeitado pois acreditamos que só arte pode promover o desenvolvimento cultural dos alunos, inclusive previsto pela Lei n° 9.394/96, do artigo 26° e inciso 2° da LDB(2001). Por outro lado, a realização de atividades artísticas exige sensibilidade, cultura sócio-histórico-filosófica e trabalho árduo de todos os sujeitos envolvidos que se disponibilizam à orientação dos alunos do projeto no processo de compreensão e exercício de suas capacidades imaginativas em torno do objeto artístico a ser trabalhado.

Contudo, esperamos, com o desenvolvimento deste trabalho no qual se nota a auto-estima dos alunos envolvidos, que a divulgação e a impulsão da cultura mato-grossense possa enriquecer cada vez mais o pensamento e a criatividade desses sujeitos (crianças, acadêmicos, funcionários, docentes e outros da comunidade cacerense) e que no decorrer das apresentações, estes possam demonstrar suas habilidades artísticas a partir de suas próprias reflexões e conhecimentos formulados durante o processo educacional em Artes. Nesse sentido, o Projeto Guatô também acredita que o processo de ensino-aprendizagem é mais que um trabalho escolar, é poder maravilhar-se, brincar, sonhar com o desconhecido, e antes de tudo um jogo entre o conhecido e o que se está por conhecer.

Acad. Leila Tavares
Deusa Guatô - A Deusa da Paz

Sirirí: dança típica de Mato Grosso

Fotos: JR Mercado
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