JUSTIFICATIVA
Considerando desconhecimento e a pouca importância que a nova geração vem demonstrando aos valores culturais; às tradições mato-grossenses e, considerando a importância de nos determos sobre o saber popular, distante da mídia e dos principais meios de comunicação local, achou por bem elaborar este projeto no intuito de conhecer os aspectos prioritários valorizados pela maioria dos cacerenses que reside na cidade de Cáceres.
Colocando o folclore e as tradições locais em destaque, paralelamente, estamos dando voz àqueles que no passado souberam comunicar seus anseios e sentimentos através de manifestações culturais. Para isso, se faz necessário orientar os alunos pelo conhecimento da nossa história e nossa gente, desta forma, aprenderão a valorizar a sociedade onde vivem.
A universidade estará veiculando informações buscando estimular o envolvimento de pessoas da cidade que poderão através de sua vivência ampliar a percepção sobre os valores e as tradições. Enquanto órgão executor procurará manter o ânimo aceso de todos na construção deste trabalho social e educativo.
A organização de eventos e apresentações sobre a cultura regional se dará no decorrer do ano letivo, priorizando as datas comemorativas da cidade e do país, quando faremos realizar em equipe momentos de descontração e lazer junto à comunidade cacerense. Para isto serão organizados os vários grupos de dança, canto, poesia, jogos, teatro e outros.
A previsão do projeto é para o biênio 2004/2005, haja vista a necessidade de sedimentar alguns hábitos, ritmos e preferências culturais ainda vacilantes entre os cacerenses, diante da divergência cultural ampliada pós-processo colonizador iniciado em 1964. Notava-se no cacerense uma maneira envergonhada e tímida de seu próprio modo de ser, que precisa ser revista, como estratégia de integrá-lo ao seu meio social e alcançar objetivos ligados ao ensino-aprendizagem. Ajudando-o a valorizar o etnoconhecimento para que alcance a auto-estima de ser pantaneiro mato-grossense, orgulhando-se por suas raízes.
A organização dos dados seria todas as pesquisas, registros, informações, conhecimentos populares e outros, através de fotografias, filmagens, entrevistas diretas, informais, estudos através de pesquisas que as crianças/alunos da Escola Aplicação venham a realizar e dos Relatórios das pesquisas que os acadêmicos da UNEMAT também realizarem a respeito da Cultura Mato-grossense, para que a Universidade tenha um banco de dados organizado e de acesso a todos os estudantes que queiram aprender e conhecer a respeito da nossa cultura. O desenvolvimento do Projeto tem-se notado o crescimento dos envolvidos, tanto pedagógico, psicológico, social, artístico e cultural. Principalmente, as crianças da escola de Aplicação, hoje são outras, gostam de participar, apresentar no palco, fazer arte, já que um dos nossos lemas é FAZER ARTE E NÃO VIOLÊNCIA. Estamos no caminho certo, é percebível o crescimento da AUTO-ESTIMA, em todos os envolvidos no Projeto. Outra observação que fizemos é a grande preocupação em relação à Comunidade, no caso, os Cururueiros, ou Cururuzeiros, eles são de idade e todos vivem da aposentadoria, nós não sabemos o etnoconhecimento que eles sabem, como, construir a Viola de Cocho, o Ganzá, os Artesanatos, as Cantorias?, enfim, todo essa cultural que só eles sabem, e precisam repassar para as crianças. Isso, implicou em estarmos repensando e prevendo uma maneira de estarmos os valorizando com Oficinas remuneradas a esses portadores de cultura pantaneira, como incentivo para que façam a transmissão desses conhecimentos. Por isso necessário se faz prevermos no orçamento uma quantia para esse fim.
|