Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 03 Nº 01 (2004)


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Sumário

Artigos Texto Completo
LITERATURA

Doze dias de abril, sob teto de zinco

Benjamin Abdala Junior

Análise de Vinte e Zinco, narrativa do moçambicano Mia Couto, que tem como foco as repercussões do 25 de abril português. São problematizados assim, desde uma perspectiva atual da enunciação às formulações discursivas que estavam envolvidas no processo de independência do país. O império colonial estava umbilicalmente ligado ao salazarismo e a derrocada deste regime teria implicações diretas (...)

José Craveirinha e Mia Couto: utopia e construção do espaço nacional em África

Marinei Almeida Lima, Vera Maquêa

Estas reflexões abordam o papel dos intelectuais e dos movimentos culturais na formação da Nação em África, através da literatura. De tal contexto optamos por discutir aspectos que importam na busca de autonomia de Moçambique através da poesia de José Craveirinha e da narrativa de Mia Couto, tendo-os como representativos de gerações que fizeram parte do processo de independência e da vida (...)

Literatura Angolana: Dizes-me coisas amargas como os frutos: da dicção no feminino à ciência dos lugares e dos tempos

Inocência Mata

Dizes-me coisas amargas como os frutos é o terceiro livro de poesia de Paula Tavares, com o qual a poetisa, em ex-eaquo (com o poeta cabo-verdiano José Luís Tavares e o seu primeiro livro de poesia, Paraíso Apagado por um Trovão), a segunda edição do prestigiado "Prémio Mário António", 2004, da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste livro,de quase três dezenas de poemas, Paula Tavares extrai do (...)

A intersecção entre a ficção e a história nos romances Yaka, de Pepetela e O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago

Elair de Carvalho

Toda criação artística é produto de um tempo e de um lugar específico e corresponde a uma determinada atuação do homem em interação com o seu universo. Dessa forma, só podemos entender a obra literária "fundindo texto e contexto numa interpretação dialeticamente íntegra". A par dessa concepção, de ordem ampla, das relações entre História e Ficção, há que se considerar, inevitavelmente, a (...)

O modernismo brasileiro e as literaturas africanas de língua portuguesa

Tania Macedo

O texto apresenta algumas das confluências existentes entre o modernismo brasileiro e as literaturas africanas de língua portuguesa, buscando demonstrar as coincidências de diretrizes estéticas e ideológicas pertencentes tanto ao movimento brasileiro de 1922 como às literaturas de Angola, Cabo Verde e Moçambique nos anos 1950, os quais marcam o surgimento dos sistemas literários daqueles países.

A produção literária galego-portuguesa: a cantiga de amigo

Karin Elizabeth Rees de Azevedo

Entendo a literatura como resultante da atividade psíquica de um povo, o artigo aborda a produção literária, especialmente das cantigas de amigo, como resultantes de uma situação histórico-sociocultural de lutas e transformações que propiciaram o grande desenvolvimento da poesia lírica na Península Ibérica do século XII e XIII. Assim, essa literatura pode ser vista como produto de uma (...)

Caminho de São Tomé: para uma leitura antropológica da literatura cabo-verdiana de ficção

Margarida Fernandes

Na literatura de ficção cabo-verdiana abundam as referências à emigração forçada para São Tomé e Príncipe. Não sendo exigível rigor factual a uma obra de ficção, ela se apresenta, freqüentemente, como um reflexo da realidade envolvente. Se podemos entender uma obra de ficção como um objecto cultural, a antropologia, não excluindo o recurso a outras fontes, pode beneficiar destes textos e das (...)

Branquinho da Fonseca: uma biobibliografia a ser sempre reavaliada

José Maria Rodrigues Filho

Comemora-se neste ano o centenário de nascimento de Branquinho da Fonseca, autor de "O Barão". Para tanto, nada mais oportuno de que se fazer uma reavaliação de sua vida e de sua obra.

Contributo para o debate sobre o registo de textos da tradição oral

Odete Semedo

Este artigo reflete sobre a importância da fixação escrita de textos que retractam a nossa tradição oral, são questões que aqui abordamos, assim como a coabitação do português e do crioulo na Guiné-Bissau. A intenção foi e é, ainda, trazer à luz uma questão muitas vezes ignorada, por se tratar de línguas minoritárias, na sua maioria sem uma grafia definida, aprovada e adoptada, em termos da (...)

10°

Herberto Helder e a decifração do poema

Fernando Julio Cabrera

Os "empecilhos" de linguagem que, numa primeira leitura, tornam o poema hermético, ilegível estão presentes em textos como os de Herberto Helder e de outros poetas. Procedimentos como o abandono do centro da frase, que se desloca às periferias da linguagem, a proliferação de imagens, a fragmentação e os torneios sintáticos singularizam essa escrita poética, demandando um olhar anamorfótico (...)

LINGUÍSTICA
11°

Memória fonológica do português no Brasil Colonial

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

O texto trata de grafemas de referência vocálica e consonantal levantados em manuscritos brasileiros dos séculos XVII e XVIII, pistas do sistema sonoro do português de então.

12°

Notas sobre o amargo da língua política: eleições municipais cuiabanas 2004

Roberto Leiser Baronas

Neste ensaio, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de orientação franco-brasileira, tomando como corpus matérias veiculadas pelos jornais impressos mato-grossenses – A Gazeta e Diário de Cuiabá – durante o segundo turno das eleições municipais cuiabanas de 2004, asseveramos o discurso político ao ser capturado pela mídia e, por essa razão, colocado na lógica (...)

13°

Os historiadores do discurso e a noção-conceito de formação discursiva: narrativa de uma transvaliação imanente

Jacques Guilhaumou

Neste artigo, procuramos questionar a retirada no início dos anos 80 de um dos conceitos fundamentais para a Análise do Discurso de orientação francesa, a saber, o de formação discursiva. Perguntamo-nos mais sobre quais são os recursos interpretativos inicialmente veiculados por essa noção e focalizamos, então, nossa atenção sobre o que Julian Bourg (2002) chama, no momento em que ele (...)

14°

Relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Solange Barros Ibarra Papa

Neste artigo, examino as relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, na interação de sala de aula de uma escola pública. O referencial teórico adotado deriva da Análise Crítica do Discurso. A análise dos dados revela que o professor controla o tópico e a distribuição dos turnos em sala de aula, enquanto os alunos são considerados participantes não-dominantes (...)

15°

Instructions as a strategic way to enhance the L2 reading process

Joara Martin Bergsleithner

Este artigo revisa alguns estudos sobre o ensino da leitura em aulas de inglês como LE, a fim de discutir se a instrução na leitura pode auxiliar no processo de aprendizagem e como ela deve ser ensinada. Será sugerido que a instrução e a interferência do professor podem conscientizar os aprendizes sobre o processo de leitura, bem como encorajá-los a usar estratégias de leitura, levando-os a (...)

16°

Unemat´s english workshop: um relato de experiência

Fabíola Ap Sartin Dutra

Este artigo tem como objetivo descrever e discutir dois eventos organizados pelo departamento de Letras da Universidade de Mato Grosso direcionados a professores de língua inglesa e alunos do curso de Letras. Os eventos tiveram o intuito de oportunizar situações para a troca de idéias, experiências e reflexões sobre a prática pedagógica, enfatizando o papel do professor de Língua Estrangeira (...)

RESENHA
17°

Resenha crítica: Três clássicos da teoria da influência

Vera Maquêa

T. S. Eliot, poeta e crítico literário inglês, publica em 1919, num livro conhecido como Selected Essays, um texto intitulado "Tradition and the individual talent" (London: Faber and Faber Limited, 1932. p. 13-22). Este texto entraria para a história da crítica e da teoria literária como uma referência elementar para a discussão sobre fontes e influências do pensamento artístico e crítico no (...)





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

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